O momento de solicitar a aposentadoria ou pensão costuma ser um período de grande expectativa, não é verdade? Por isso, é um balde de água fria quando o solicitante recebe a notícia de que o INSS negou o benefício.

Se isso aconteceu com você, mantenha a calma! Nem tudo está perdido. É possível reverter a decisão. Descubra como neste artigo!

Por que o INSS negou meu pedido?

Antes de mais nada, é importante compreender qual circunstância serviu como embasamento para a decisão de indeferir sua aposentadoria ou pensão. Só assim será possível construir uma defesa eficiente.

As razões mais comuns para a negativa são:

  • Documentação incompleta: na maior parte dos casos, esse é o motivo pelo qual a solicitação é reprovada.

    Se esse for o seu caso, confira se toda a documentação necessária realmente foi enviada e se esse material está legível. Caso tenha alguma dúvida sobre os comprovantes obrigatórios para fazer o requerimento, é muito importante conversar com um advogado especializado em Direito Previdenciário para evitar novas frustrações.
  • O requerente realmente não tem direito: com as Reformas que afetaram a legislação referente a aposentadorias e pensões nos últimos anos, não é incomum que alguns solicitantes se confundam e acabem entrando com a solicitação junto ao INSS antes de cumprir os requisitos mínimos.

    Antes de tentar reverter a negativa, vale conferir a lei atualizada e compreender se a sua situação realmente se enquadra no tipo de aposentadoria ou pensão solicitada. Para que esse processo seja mais produtivo, vale contar com a consultoria de um especialista para receber orientações claras e corretas.
  • Equívoco do INSS: os erros por parte de quem faz a análise dos requerimentos  são mais raros e incomuns, mas não impossíveis. Se você confirmou que tem direito ao benefício e sua documentação está correta e legível, mas mesmo assim teve seu pedido negado, é muito importante contar com a ajuda de um advogado para questionar a decisão. 

INSS negou meu benefício: o que fazer?

Caso você decida questionar a decisão do INSS, existem duas vias possíveis para isso: entrando com um recurso administrativo ou ingressando com uma ação judicial.

Confira as diferenças entre cada uma dessas possibilidades a seguir:

Entrando com recurso administrativo

O recurso administrativo é a via mais simples para solicitar uma revisão de negativa. Para fazer isso, você não precisa necessariamente do apoio de um advogado — embora a orientação de um profissional faça toda a diferença em todo esse processo.

O pedido pode ser feito pela própria pessoa, por meio do aplicativo ou site “Meu INSS”, o mesmo por onde a solicitação do benefício é feita. 

Nessa plataforma, é preciso escrever uma defesa detalhando os motivos pelos quais você considera que ter a aposentadoria ou pensão negada foi um erro. 

Por isso, antes de entrar com o recurso, é muito importante entender qual foi a justificativa utilizada pelo INSS para não conceder o benefício. 

A partir do envio dessa análise, o órgão tem até 30 dias para dar uma devolutiva, que pode acatar o seu argumento e liberar a aposentadoria ou sustentar que o requerente não tem direito. 

Ingressando com ação judicial 

Embora exija um investimento, a ação judicial costuma ser uma via muito eficiente e segura para quem de fato tem direito à aposentadoria ou pensão e ainda não conseguiu recebê-la. 

Nesse caso, você obrigatoriamente precisa do apoio de um advogado. A principal vantagem nesse caso é que, além de deixar a resolução do problema para quem entende do assunto, o juiz também pode decidir pelo pagamento de todos os valores retroativos em relação ao tempo que você passou tentando reverter a decisão do INSS. 

Por isso, esse caminho tende a ser o mais indicado quando se trata de obter sucesso no pedido de reversão da negativa!

E aí? Precisando de ajuda para finalmente conquistar seu direito a pensão ou aposentadoria? Fale com nosso time de especialistas agora mesmo! Teremos o maior prazer em solucionar suas dúvidas e te ajudar nessa jornada. 

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