Com mais de 1,3 milhão de brasileiros na fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o tempo de espera por uma resposta pode ser longo, o que gera dificuldades financeiras e emocionais aos indivíduos. Embora existam relatos de pessoas aguardando na fila há mais de um ano para obter a resposta da sua solicitação, a verdade é que o INSS tem prazos fixos para respondê-las, estipulados e acordados com o STF (Supremo Tribunal Federal). 

A determinação de tais prazos é para que, após o protocolo do pedido, ele possa ser corretamente analisado e então, concedido ou negado. No entanto, o instituto também pode solicitar prorrogação dos seus prazos caso justifique o motivo pelo qual necessita de mais tempo para realizar a análise – esta das razões pelas quais alguns dossiês levam mais tempo que o previsto para serem respondidos. 

É importante estar atento aos prazos para tomar providências caso o órgão não cumpra o período determinado. Continue a leitura para conhecê-los! 

Principais prazos do INSS 

Cada benefício concedido pelo INSS possui um prazo de resposta diferente. Porém, é muito comum que os beneficiários fiquem mais tempo do que o previsto na fila, tanto por atraso quanto por extensão solicitada pelo instituto. 

Confira quais são os principais prazos do INSS: 

  • BPC/LOAS: 90 dias 
  • Aposentadoria (salvo por invalidez): 90 dias 
  • Aposentadoria por incapacidade permanente: 90 dias 
  • Benefício por incapacidade temporária: 45 dias 
  • Auxílio-acidente: 60 dias
  • Pensão por morte: 60 dias 
  • Salário-maternidade: 30 dias

Normalmente, a prorrogação solicitada pelo INSS contempla a mesma quantidade de dias prevista inicialmente e pode ser renovada mais de uma vez. 

Lembrando que o prazo para benefícios que necessitam de perícia médica começa a contar a partir do momento da realização da mesma e não da entrada do requerimento.

Além disso, após a concessão do seu benefício, o INSS tem o prazo de até 45 dias para dar início aos pagamentos, prazo que também pode ser dobrado caso o Instituto apresente uma justificativa para isso. 

O que fazer se o prazo for ultrapassado? 

Primeiramente, é importante ter certeza que toda a documentação correta foi enviada junto com o pedido do seu benefício e que a solicitação está sob análise. 

Caso o prazo determinado não seja cumprido é necessário fazer uma reclamação diretamente na ouvidoria do INSS. Ela pode ser feita por telefone, pela Central 135, ou pela internet, pelo site falabr.cgu.gov.br. 

Mas se mesmo após a reclamação, a situação não for resolvida, é necessário entrar com uma ação na justiça para acelerar o processo. Para tal, o ideal é contar com um advogado especialista em direito previdenciário para garantir seus direitos. 

Agora que você já conhece os prazos do INSS, compartilhe este artigo com seus conhecidos! 

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